Artigos

Droga ou gente?

É sabido que a escalada do consumo indevido de drogas é um fenômeno mundial… que seus efeitos globalizantes assumem características transnacionais. Tendo em vista as necessidades cada vez maiores de adaptação, exigidas do homem atual, este malabarista digital, é vital que este homem reveja sua estrutura para o adequado enfrentamento desta questão. Se organismos microscópicos …

Ver página »

Efeito do crack sobre os viciados é devastador

Uma das principais lideranças da psiquiatria do país faz críticas ao atendimento oferecido na rede pública aos usuários de crack. Para o 3.º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Emmanuel Fortes, a estratégia política de controle de drogas no país dificulta o tratamento dos dependentes. “Precisamos de uma política pública ampla. Antes a pandemia …

Ver página »

Em nome dos direitos dos dependentes químicos

Matéria publicada no Observatório da Imprensa. Por George Felipe de Lima Dantas, em 03/01/2012 na edição 675. O noticioso Século Diário, entre outros meios de comunicação, trouxe importantes informações sobre a questão da dependência química e direitos humanos de pacientes tratados nas chamadas “comunidades terapêuticas” (“Do outro lado do muro”, edição de 03/12/2011). A matéria …

Ver página »

Estamos usando o crack

Matéria publicada no site Outras Palavras em 06/01/2012. Por Edmar Oliveira* Estamos assistindo ao desmonte de um conjunto de políticas modernas e revolucionárias na área da Saúde Mental e a reimplantação de um modelo cruel e historicamente falido. Vamos olhar a questão por uma lente grande angular: setores hipócritas da sociedade, uma mídia alarmista e políticas …

Ver página »

Eu admiti a derrota para as drogas

“Eu admiti a derrota para as drogas”, diz Casagrande   “Se saio sozinho e estou num bar tomando um chope com os amigos e tenho vontade de ir ao banheiro, fico receoso. É no banheiro que as pessoas usam cocaína quando estão no bar. Eu então evito. Pego meu carro e vou até minha casa. …

Ver página »