Gírias

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M

 

N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z

 

A

Algum. Discreta designação para cigarro de maconha. Tem algum aí? Apertar. Preparar o cigarro. Muitos usuários consideram isso uma arte. Vou apertar mas não vou acender agora… Apresentar. Oferecer maconha para que outros possam também usufruir. E aí, ninguém vai apresentar nada? Alguém tem? Discreta indagação que se usa para saber se alguém possui maconha …

Ver página »

B

Baculejo. Revista feita por policiais à procura de drogas. O mesmo que geral. Me deram o maior baculejo ali na entrada. Bagana. Guimba do cigarro de maconha. 1h, rapaz, esque-ci a bagana na caixa de fósforo. Bagulho. O mesmo que maconha. Cadê o bagulho? Bahia. Designa a pessoa que se esperava que tivesse ma¬conha e …

Ver página »

C

Cabeça. 1. Cada inflorescência da planta de maconha já preparada e pronta para tratar. O mesmo que rlota e camarão. Essa maconha só tem cabeça… 2. Cada pessoa que vai participar do cigarro de maconha. Só essa tripinha pra estas três cabeças?! Cabeça feita. Sob efeito da maconha. Não, muito obrigado, já tó de cabeça …

Ver página »

D

Da Jamaica. Maconha de boa qualidade, em referência à maconha jamaicana. Este é da Jamaica. Da lata. Designa maconha da melhor qualidade. Referên-cia à maconha encontrada embalada em latas, jogada ao mar por tripulantes de um navio estrangeiro para se livrar da prova do delito, fato ocorrido em 1989 na cidade do Rio de Janeiro. …

Ver página »

E

E aí? Clássica e discreta indagação dos maconheiros usa¬da pra saber se alguém tem maconha ou o que vai acontecer. E aí? Empapuçar. Enjoar por fumar em excesso. Não quero mais, tó empapuçado. Encarar uma social. Participar de atividades de caráter formal sob efeito da maconha, geralmente com não-usuários, onde tem-se de estar sério e …

Ver página »

F

Falsa-lombra. Aquele que finge ou exagera o efeito da maconha. Que nada, isso é coisa de falsa-lombra. Fazer. Forma abreviada de fazer a cabeça. E aí, fez? Fazer a base. Fumar antes de alguma situação específica, para vivê-la sob efeito da maconha. Antes de sair a gente faz a base lá em casa. Fazer a …

Ver página »

G

Galera. Amigos usuários. O mesmo que moçada, rapeize etc. É que a galera ta fumando demais, cara… Game. O mesmo que jogo (originado do inglês). Torna aí 10 paus pra fazer um game. Garantir. 1. Assegurar a maconha. Ainda bem que deu pra garantir o do fim de semana. 2. Demonstrar eficiência no ato de …

Ver página »

H

Haxixe. Resina extraida da planta de maconha. Vamos fu¬mar um com haxixe. História. 1. Conjunto de fatos e/ou ações marcantes no universo dos usuários. Aquela festa foi a maior história! 2. Maconha. Também utilizado no diminutivo. Só sobrou uma historinha aqui…

Ver página »

I

Impregnar. Ato de ficar insistindo o tempo lodo para fumar maconha com a pessoa que tem. Esse cara já tá impregnando! Impregnado. Indivíduo, ambiente ou objeto que se encon¬tra com um forte cheiro de maconha. O teclado do Fernandinho la impregnado! Intera. Pequena porção de maconha que será juntada a outra para formar quantidade suficiente …

Ver página »

J

Já deu. Expressão que designa a chegada do efeito da maconha, demonstrando que o usuário não quer mais fumar. Quero mais não, obrigado, pra mim já deu. Jereré. Forma clássica para designar cigarro de maconha. Muito utilizado numa espécie de cantilena em carnavais ou ocasiões festivas. “Êh, jererê, je-rê-rê-rê-rê-rê-rê… Viva a maconha!” Joana. Designação para …

Ver página »

L

Larica. Apetite exagerado comum após se fumar. Me deu uma larica tão desgraçada que eu comi feijão frio com sorvete. Laricado. Sob efeito do apetite causado pela maconha. Tranca a geladeira que tá todo mundo laricado! Laura. Forma discreta para larica. Pronto, chegou a Laura. Leda. Discreta denominação para o papel usado para con-feccionar o …

Ver página »

M

Maconheiro. Aquele que fuma maconha. Maconheiro é o filho dos outros! Maconheiro sem vergonha. Designação genérica aplicada a qualquer usuário de maconha por pessoas que supostamente são desfavoráveis ao uso da maconha e/ou não gostam de quem a usa. Utiliza-se também “maconheiro safado”. Isso é coisa de maconheiro sem vergonha! Mal-com-ele. Discreta designação para maconheiro …

Ver página »

N

Narguilê. Piteira sofisticada, adaptada dos narguilês ára¬bes, onde a fumaça do cigarro passa em um recipiente que contém líquido, geralmente vinho, para que adquira o sa¬bor da bebida e efeito mais forte. Ver marica. Esse aqui merece a gente fazer um narguilê! Nas internas. Situação em que o cigarro de maconha é oferecido somente para …

Ver página »

O

Onda. 1. Efeito da maconha. Agora bateu uma onda legal! 2. Brincadeira que se faz quando se está sob efeito da maconha com outra pessoa na mesma situação ou não. O cara tá de onda comigo. Orientar-se. Manter-se atento. Utiliza-se quando alguém não está agindo com discrição ou não está sabendo lidar com o efeito …

Ver página »

P

Paia. Maconha de péssima qualidade. Mas que maconha paia! Pala. O mesmo que bandeira. Olha a pala!… Paludo. Pessoa que está dando pala. Tetê hoje tá paluda que é uma beleza. Parada. Porção de maconha. O cara ficou tão noiado que jogou a parada na privada e deu descarga. Paranga. Porção considerável de maconha. O …

Ver página »

Q

Queimar. Acender o cigarro. Queima logo esse brau que eu já tô me coçando todinho. Quem se habilita? Pergunta que se faz para saber quem pode preparar a maconha ou apertar o cigarro. E aí, meçadinha, quem se habilita? Quem vai? Discreta indagação ou convite que se faz para saber quem vai participar do cigarro. …

Ver página »

R

Rapeize. Amigos usuários. O mesmo que galera, moçada etc. A rapeize descebriu que aquele eara é federal. Regulão. Aquele que regula o uso de maconha. Fumar junto com regulão é Poda! Regular. Sujeitar a regras ou reprimir o uso de maconha. Qualé, meu irmão, tá regulando o brau? Rodada. 1. Passeio rápido para fumar. O …

Ver página »

S

Salvador. Pessoa que tem maconha e que oferece a quem não tem e está ávido para fumar. Geralmente é complementado com “da pátria” em referência a uma novela da Globo. Chegou o salvador da pátria! Salvar. Apresentar maconha a quem não tem e quer fumar. O mesmo que livrar. E aí, ninguém salva? Sauna. Diz-se …

Ver página »

T

Tapa. Cada tragada que se dá em um cigarro de maconha. Muitas vezes usado no diminutivo “tapinha”. Vou dar só um tapa e vocês fumam o resto. Tapa na cascavel. Tragada no cigarro de maconha. Vou ali dar um tapa na cascavel e já volto. Tarugo. Cigarro de maconha de grandes proporções. O cara apertou …

Ver página »

U

Um. Forma muito discreta para cigarro de maconha. Alguém tem um? Unzinho. Denominação carinhosa para o cigarro de maconha. Alguém tem unzinho? Unzito. O mesmo que unzinho. Vai rolar unzito… Usuário. Denominação de caráter mais social e menos preconceituoso para quem fuma maconha. Em certos contextos distingue quem fuma de quem trafica. Maconheiro não, sêo …

Ver página »

V

Vacilão. 1. Aquele que comumente age sem cuidado em sua relação com a maconha. Nunca vi um cara mais vacilão! 2. Aquele que diz ou faz bobagens quando fuma, permitindo que outras pessoas percebam que ele está sob efeito da maconha. Olha a vacilona lá, estirada na grama! Vacilar. Agir sem cuidado, de forma a …

Ver página »

Z

Zé. Designação discreta para cigarro de maconha. Ah, se o Zé estivesse aqui… Zoado. Sob efeito da maconha, levemente confuso e/ou atordoado. Ainda tô zoado. Ziquizira. Efeito incômodo da maconha. Aquele fumo me deu uma ziquizira. Zoeira. Confusão sonora ou de idéias causada pela reunião de pessoas fumando ou já sob efeito da maconha. Tá …

Ver página »