Projetos

O que é o Projeto

O Projeto Drogazero é basicamente um projeto que contempla as ações preventivas, pois já tem muito claro que essa é a única estratégia capaz de a médio e longo prazos modificar a ânsia pelas drogas que hoje domina a mente de milhares de seres nesse planeta.

As drogas são eternas e servem para alterar o ânimo e a realidade da vida das pessoas, como também para aliviar as dores e as angústias mais diversas que afligem o coração e a alma do ser humano.

As drogas custam vidas. Mas não adianta apenas proibí-las ou liberá-las. Ainda não foi descoberto um método seguro de usar drogas sem correr o risco de abusar ou mesmo ficar dependente. Mas já se conhecem os fatores de risco e como diminuí-los. É nesse contexto que o Projeto Drogazero atua. Identificando grupos de crianças de alto risco e implantando métodos preventivos. Por ex., filhos(as) de alcoolistas e/ou dependentes químicos. Atuando também com crianças de escolas de ensino fundamental, promovendo o reconhecimento dos grupos de maior risco; avaliando e acompanhando universitários de 1º ano de faculdade; conscientizando e monitorando condutores de 1ª habilitação. Todos esses grupos podem ser motivados a reconhecer e compreender melhor os riscos envolvidos e de forma proativa interagir na prevenção.

A prevenção é o alicerce para a diminuição dos fatores de risco.

 

 

Projetos em estruturação aguardando recursos para execução:

 

Projetos Previstos

Projeto Lapidando Vidas

Partindo da premissa da valorização da qualidade de vida para a prevenção do uso, abuso e dependência de drogas, o Projeto “Lapidando Vidas” tem como proposta essencial o desenvolvimento do potencial humano. Para tal contará com uma atuação em um enfoque psico – educacional comunitário, promovendo a saúde emocional, relacional e espiritual dos membros da comunidade, com abrangência desde a infância.

Projeto Filhos de Alcoolistas

O Projeto “Filhos de Alcoolistas” tem por objetivo central evidenciar e analisar as principais características emocionais disfuncionais predominantes nos filhos expostos ao alcoolismo dos pais, promovendo a orientação e o tratamento necessários para a compreensão e a superação dessas disfunções.

Projeto Filhos de DQ

Projeto destinado a avaliar o impacto da dependência de drogas dos pais nos filhos e a incidência de fatores predisponentes ao desenvolvimento da dependência química.

Projeto Escola Consciente

Projeto digirido à conscientização de alunos do ensino fundamental em relação ao uso e abuso de substâncias químicas e quanto à educação no trânsito.

Projeto Universitários

Projeto desenvolvido para monitorar o aluno periodicamente durante todo o curso universitário, oferecendo informação qualificada a todos e orientação específica para os casos de abuso/dependência de substâncias.